Aprenda a expressar com assertividade seus incômodos!
- thaisfollmannfoto
- 7 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

O que de fato é assertividade? E por que você PRECISA ser uma pessoa assertiva para viver um bom relacionamento?
Se você for procurar no dicionário, você irá encontrar que assertividade significa: característica de assertivo, do que ou de quem afirma algo de maneira categórica, com firmeza; objetividade.
Ser assertivo é ser firme e direta sem sentir ou causar constrangimentos. Ou seja, ser assertiva tem a haver com ser CLARO, FIRME E DIRETO!
E por que você PRECISA ser assertivo? Sim, eu vou dar ênfase na palavra PRECISA. Porque quando você decide ser assertivo na sua comunicação, você decide parar de perder tempo e se responsabiliza pela vida que você deseja viver.
E tem algo mais precioso na sua vida do que o seu tempo? Acredito que você concorda comigo que não! Você prefere passar seu tempo carregando desconfortos, incômodos, sentimentos negativos no seu dia a dia ou prefere dizer o que precisa ser dito sem se sentir constrangido ou constranger os outros?
Comunicar nossos incômodos não é sobre escolher quem deve sofrer. Eu sei que muitas vezes decidimos não dizer o que nos incomoda por acreditar que pode machucar o outro. E dependendo da forma como é dito, pode machucar sim.
Usando a regra que vou te ensinar, você não precisa mais guardar tudo para você e sofrer sozinho, ao mesmo tempo, que não escolherá apontar o dedo na cara de outra pessoa para ela se sentir mal. O processo de Comunicação Assertiva vai seguir uma sequência que é: O SENTIR, O REFLETIR E O AGIR.
Esse processo no início vai exigir mais esforço, porque tudo para se tornar um hábito demanda mais energia no começo, demanda esforço, demanda atenção para quebrar com um padrão anterior e construir um novo.
Se você realmente quer viver mais leve, relacionamentos mais saudáveis, você precisará se esforçar para sair da impulsividade. A sequência do sentir, refletir e agir te ajuda a não ser tão impulsivo. A partir agora tente olhar para si mesmo, se perceber e se perguntar:
O que eu estou sentindo? Nomear sentimentos é a etapa número 1 da comunicação assertiva. De nome para aquilo que você sente, tente a mais específico possível.
Depois que nomeou seu estado emocional, siga para se questionar: por que estou sentindo isso? Eu sempre falo para os meus pacientes que nada acontece do nada! Se você está sentindo, raiva, medo, angústia, frustração, felicidade, tristeza... é por alguma razão, seus sentimentos não brotam do nada.
A etapa de refletir, de buscar a razão de estar se sentindo do jeito que está, é fundamental para você não ser agressivo com o outro, apontar dedo na cara e também para não ser passivo demais. Se você não sabe o que está sentindo e o porquê, fica muito mais fácil acreditar que os outros sabem mais sobre nós mesmos e não se posicionar diante de certas situações.
E última etapa é o AGIR, aí a pergunta que você deve fazer a si mesmo nesse momento é: O que eu faço com isso que eu acabei de refletir sobre? Quando eu falo do AGIR eu não estou me referindo só sobre expressar, comunicar, mas às vezes ao refletir, você pode chegar a conclusão de aquilo é só referente a você e você decide lidar com aquilo sozinho.
Agora eu entro especificamente na etapa do agir, quando refletiu que o que te incomodou precisa ser comunicado. Eu quero que você anote, seja no papel, computador, celular, no que for, essa sequência de palavras:
O QUE EU SINTO, SOBRE O QUE E O QUE EU PRECISO.
Esse vai ser seu guia para organizar seus sentimentos e pensamentos, para então poder se expressar assertivamente quando você se sentir incomodado.
EXEMPLO: ao invés de dizer "você é um desleixado, não limpa o fogão direito...", tente "eu sinto que a limpeza da cozinha não fica completa quando o fogão não é limpo com desengordurante, da próxima vez você poderia fazer assim...".
SIGA essa linha de raciocíncio: eu sinto_________ sobre o que ________ e preciso__________
Comments