top of page

Frustração é expectativa mal balanceada.

  • Foto do escritor: Thais Juchem
    Thais Juchem
  • 11 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2022

Frustração é expectativa mal balanceada, o que isto significa? Ao longo do artigo você vai compreender que balancear suas expectativas pode transformar a sua vida.


O tempo é o nosso bem mais valioso, não existe nada mais importante que a forma como gastamos o nosso tempo, por isso, não desperdice o seu tempo e o das outras pessoas esperando que elas adivinhem o que se passa na sua cabeça.


Frustrar-se é necessário para o nosso desenvolvimento. Enquanto crianças e adolescentes precisamos passar por frustrações para aprender que o mundo não gira ao nosso redor. Não passar por frustrações na infância pode prejudicar a construção da habilidade emocional de lidar com o mundo da forma como ele se apresenta e não da forma como gostaríamos que ele fosse.



Vamos esclarecer uma coisa ok!?


Frustrar-se é se deparar com situações, nas quais, aquilo que você esperava não aconteceu.


E você consegue perceber o quanto isso é importante na infância? Porque muitas, muitas coisas na vida não saem de acordo como aquilo que esperávamos.


Entretanto, quando você chega na vida adulta, você precisa criar, desenvolver ou fortalecer mecanismos saudáveis para lidar com as frustrações da vida. E o principal mecanismo, eu acredito ser, a habilidade de balancear as expectativas.


Aí você deve estar se perguntando agora: o que é isso? De forma bem simples, balancear as expectativas é perceber, se diante de determinada situação, aquilo que você esperava de outra pessoa estava realmente claro e explícito.


Porque convenhamos, não existe nada mais estressante do que ter que ficar imaginando ou adivinhando o que as pessoas esperam de você.


Vou dar um exemplo que uso constantemente com meus pacientes no consultório quando falamos sobre esse assunto. É um exemplo pessoal do meu relacionamento ok!?


Certo dia estava saindo de casa pela manhã para ir trabalhar e antes de sair eu olhei para pia cheia de louça suja e na minha cabeça estava claro e óbvio que meu marido (trabalhando de home office) iria lavar essa louça antes de eu chegar em casa. Neste dia eu fiquei no consultório até as 19h.


E pasmem, ele não lavou! Eu estou rindo escrevendo isso, porque naquele dia, quando cheguei em casa eu fiquei tão frustrada, porque eu tinha uma expectativa ou desejo, que era chegar em casa e a louça estar lavada.


E o erro não está na expectativa ou no desejo que ele fizesse isso. O erro está quando eu não balancei essas expectativas diante da realidade. Ou seja, balancear as expectativas nessa situação, seria eu comunicar claro e explicitamente o que eu espero dele e ele me dizer se seria algo possível naquele dia.


Eu tenho certeza, que em algum momento da sua vida algo que parecia óbvio para você acabou te causando alguma frustração.


A minha dica neste momento é: antes de esperar algo de alguém, tenha certeza que você comunicou as suas expectativas! E esse comunicar precisa ser claro e explicitamente, nada de ficar tentado dar indiretas.


Se você quer viver uma vida mais leve e com menos sobrecarga mental, comece a expressar o que você espera das pessoas. A terapia é um espaço, no qual trabalhamos essas questões, para cada vez mais você ter uma comunicação mais assertiva.


 
 
 

Comments


bottom of page