top of page

3 Distorções Cognitivas que podem estar prejudicando seu Casamento.

  • Foto do escritor: Thais Juchem
    Thais Juchem
  • 11 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Primeiramente: o que são distorções cognitivas?


De forma bem simples: As DISTORÇÕES COGNITIVAS são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações da realidade, que muitas vezes interpretações errôneas.


Eu sempre falo com meus pacientes que não é porque você pensou, que necessariamente aquilo é uma verdade.


A gente pode dizer que as Distorções Cognitivas são certos padrões de pensamentos. E nós vamos desenvolvendo esses padrões ao longo da nossa vida, a partir das nossas experiências. Muitos desses padrões desenvolvemos no nosso processo de desenvolvimento, nas relações interpessoais da infância.  


Hoje eu vou falar de 3 tipos de distorções cognitivas, que afetam de forma negativa, relacionamentos e casamentos.


Esse artigo vai servir para você como um guia de autoconhecimento, para você analisar seus padrões de pensamentos, se estão coerentes com a realidade ou talvez precisem ser ajustados. 


1- abstração seletiva.


2- leitura de pensamentos


3- explicações tendenciosas


1-  O que é a abstração seletiva? Imagine a seguinte situação:


Seu marido faz inúmeras coisas dentro de casa, mas não fez uma coisa, esqueceu de guardar a louça.


E então sua linha de pensamentos é: ele não me ajuda, ele não se preocupa com a casa, é muito difícil ter que ficar pedindo para fazer tudo. 


Outra situação: Você recebe elogios do seu marido, que sua comida está ótima, que a você está linda, que está orgulhoso de você no trabalho, inúmeros elogios, mas aí ele reclama que você gritou em certo momento.

E seu padrão de pensamento ao ouvir isso começa: "ele só reclama, não me valoriza, eu estou falhando, eu não sou boa suficiente, eu não consigo mudar…"


Na abstração Seletiva, todo o lado positivo SOME! Simplesmente desaparece e você foca somente em um ponto negativo, sobre si mesma ou sobre o outro.


O que significa a abstração? É a ação de abstrair, de analisar isoladamente um aspecto, contido num todo, sem ter em consideração sua relação com a realidade.


É como se você extraísse uma fala, um episódio do contexto e desse uma interpretação incorreta! E gente, é um padrão que talvez você nem perceba que faz isso, de tão automático!


O segundo padrão de pensamento ou distorção cognitiva é a Leitura de Pensamentos ou Leitura Mental.


Esse é extremamente tóxico para casamentos. Pode ser tanto você achar que sabe o que o outro está pensando, como se você soubesse o porquê por trás das ações de outra pessoa ou quanto você achar que as pessoas deveriam saber tal coisa sobre você.


DE VERDADE, SE VOCÊ QUER MELHORAR SEU CASAMENTO, PERCEBA SE ESTIVER FAZENDO ISSO!


É o clássico: "ele(a) deveria saber que eu odeio isso" ou "deveria saber que eu quero receber café da manhã na cama no meu aniversário, já que eu já levei pra ele", "por que ele não faz isso para mim?", "porque ele não me trata daquele jeito".


Outra forma que esse padrão pode aparecer é você acreditar que sabe ler mente, que você é a Jean Grey dos X-men!


Meus pacientes sabem, quando chegam perguntando: "Dra será que ele fez isso porque está com raiva de mim?" ou "eu acho que meu marido fez isso porque ele quer se separar". E eu respondo: você perguntou? Você conferiu se fato isso que você acha é verdade?


Só tem como você ter certeza se você perguntar, você pode criar inúmeras teorias na sua mente, mas só vai realmente saber se perguntar! Não tem outro caminho!


Sua interpretação não é necessariamente a verdade!!! Repita sempre isso para si mesmo, que sua vida vai melhorar, sua comunicação também!


Agora a terceira e última distorção cognitiva que vou falar nessa live é a explicações tendenciosas. 


Nas explicações tendenciosas nosso padrão de pensamento busca explicações sempre desfavoráveis, negativas para o comportamento das outras pessoas.


Não existe o benefício da dúvida: o que o benefício da dúvida?


Ex: seu marido ou esposa acorda de mau humor, acaba sendo grosso ou grossa, ao invés de você pensar, talvez ele ou ela tenha dormido mal, talvez esteja casado, talvez esteja ansioso ou ansiosa com o trabalho.


Percebe a relação deste com a Leitura Mental, na leitura mental não existe o talvez, eu realmente acredito que a minha interpretação com a realidade é verdade. Na explicação tendenciosa também, só que é tendenciosa, ou seja, é sempre tendenciosa para o negativo, para o desfavorável.


Ex: seu marido ou esposa acorda de mau humor, acaba sendo grosso ou grossa, é porque ele ou ela quer que eu me sinta mal.


Encontra uma explicação desfavorável para aquilo que outra pessoa faz: "ele fez isso só que sabe que eu não gosto" ou "não lavou o fogão porque acha que é a minha responsabilidade".


Existem várias Distorções Cognitivas, vá se auto analisando, percebendo na sua realidade como anda seus padrões de pensamentos, pois a mudança só acontece depois que você identifica e dá nome para os seus pilotos automáticos. 

 
 
 

Comments


bottom of page